-
Arquitetos: Aidlin Darling Design
- Área: 287 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Matthew Millman Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no sopé das montanhas Mayacamas em Sonoma, Califórnia, esta residência unifamiliar flutua sobre a encosta com vistas deslumbrantes do Vale de Sonoma.
A intenção era projetar uma casa extremamente contida, tanto em escala quanto em custo, que abraçasse intimamente o terreno próximo e distante. Os proprietários solicitaram uma casa que conectasse facilmente a experiência interna à paisagem circundante. O diagrama tripartido é bastante simples: duas massas, revestidas de zinco preto erguem-se da terra e sustentam um terceiro bloco flutuante de vidro que funciona como uma ponte conectando os dois volumes sólidos.
As duas primeiras massas, que abrigam os quartos de hóspedes, uma cozinha e a entrada, estão posicionadas no topo da encosta, enquanto a suíte master, a biblioteca, a sala de estar e as salas de jantar contemplam as vistas panorâmicas do vale a oeste. Uma espinha de circulação que atravessa o centro da casa conecta todas as três alas, criando uma planta altamente eficiente.
Os extremos norte e sul do pavilhão envidraçado abrem-se para o exterior com paredes que se retraem e pisos e tetos que pairam sobre o terreno. Esses decks fornecem um espaço exterior protegido do sol escaldante no verão, tanto para espaços públicos quanto para os privados. Estendendo-se naturalmente em direção ao sul, ao longo dos contornos adjacentes, está a piscina e uma cozinha externa. Com as paredes retraídas, a casa assume o caráter de um pavilhão aberto, proporcionando amplo espaço interno e externo para cozinhar, jantar e nadar.
A materialidade dos pisos e tetos também é claramente marcada no pavilhão de vidro articulado por revestimento de madeira mais claro. O calor e a textura dos tetos de carvalho áspero e do piso de carvalho envelhecido complementam os espaços diáfanos que ele abrange. As massas terrestres reforçam sua conexão com a terra firme com pisos de concreto sólido e tetos brancos neutros.
A casa resultante pretende ser uma armadura silenciosa que enquadra um contexto natural deslumbrante, enquanto fornece aos proprietários um ambiente que desfaz totalmente a linha entre o interior e o exterior. É uma estrutura que abraça o poder do design biofílico a um baixo custo.